Ar Condicionado Inverter Vale a Pena?!

Saiba tudo sobre uso, economia, manutenção, custo e melhores marcas de ar condicionados inverter.

Ar Condicionado Inverter não é uma tecnologia nova, e está sempre passando por processos de melhorias, principalmente no que diz respeito a maior durabilidade de seus componentes como placas e periféricos que já foram bem suscetíveis a falhas devido a oscilações de energia e grande parte.

Hoje temos marcas bem consolidadas no mercado de inverter como LG e Daikin, temos muitas outras marcas que precisam de melhoras pontuais e outras que precisam de uma reformulação mais profunda devido a seus recorrente defeitos em placas de potência, são elas Electrolux (Erro E7), Samsung (Placa Morta), Philco (Falha de Sensores Externos), Agratto (Péssima vedação de placa que implica na entrada de pequenos insetos e animais causando curto no equipamento), entre outras marcas com problemas menos recorrentes.

Economia de Energia

A economia de energia normalmente não irá chegar a 70% como os fabricantes destacam em suas propagandas, não quer dizer que seja uma informação falsa, mas essa economia se dá em momentos específicos quando o aparelho atinge a temperatura desejada do ambiente (exemplo: 23º graus), a partir daí ela diminui sua rotação provendo a economia energética para manter a temperatura desejada.
Em geral a economia se dá em torno de 30% em relação ao ar condicionado convencional da mesma potência.

Melhores Marcas

Hoje nós recomendamos uma única marca como melhor ar condicionado inverter no momento, LG, não quer dizer que seja a única boa, mas é a que tem o melhor equipamento, pós venda e relacionamento com os clientes.

Qual potencia do Ar Condicionado correta?

De forma simples e rápida,  melhor forma de calcular a carga térmica de um ambiente para o ar condicionado é usar 700 a 900 btus por m².
Se o ambiente é frio ou sem fator externo relevante que influencie o ambiente (como o sol entrando, paredes quentes ou equipamentos que produzem calor) a carga pode ser calculada com 700 btus por m², se for um CPD ou uma Loja, deve ser calculado ao menos 900 btus por m².

Exemplo:  Ambiente comum com 12 metros x 10metros (12×10=120m²)
120m² x 700 = 84.000 btus

Este ambiente pode ser climatizado com um ar condicionado de 60.000 btus e um de apoio de 18.000 btus ou de 12.000 dependendo da análise do ambiente.

Manutenção

O grande problema hoje para ar condicionados do tipo inverter é o alto custo de manutenção, muitas vezes o preço de peças como placas de potências por exemplo, inviabilizam o concerto do aparelho, este é um ponto em que deixa a desejar em todas as marcas de ar condicionado. A escassez de peças também é um problema, ar condicionado inverter trabalha único e exclusivamente com peças originais, então dependendo do problema, pode ser necessário semanas até chegada da nova peça.

Nossa Indicação

Indicamos o uso de ar condicionado inverter em ambientes noturnos para clientes que prezam silêncio e tecnologia, a noite será uma excelente aplicação para aparelhos inverter, uma vez que terão a economia de energia esperada e o silêncio.

Durante o dia em ambiente que demandem muito do ar condicionado, a economia de energia não será tão significante como  no rótulo do aparelho, mas há uma diferença menor de consumo quando comparado ao uso de um aparelho convencional.

Mas diante da dificuldade de peças de reposição hoje, recomendamos o uso de aparelhos convencionais para ambientes comerciais que necessitam de rapidez em manutenções e reparos.